Satélites: SatNOGS assinala oito milhões de observações

No dia 11 de agosto, a observação número 8000000 foi enviada para a rede “Satellite Networked Open Ground Stations” – SatNOGS por uma estação situada nos Países Baixos, informa esta semana fonte do projeto.

A oitava milionésima observação foi agendada por Jan Van Gils PE0SAT e recebeu dados do TigriSat, um satélite que continua operacional volvidos quase dez anos da sua entrada em órbita, acrescenta, em comunicado.

O cubesat 3U (três vezes o tamanho da unidade padrão 1U, de 10cm de lado) foi construido por estudantes iraquianos e comporta uma câmara RGB que estuda as tempestades de poeira no Iraque. O payload de transmissões inclui rádios VHF, UHF e da banda S (2-4 GHz).

Tigrisat construído por estudantes iraquianos na Universidade La Sapienza de Roma.

O SatNOGS é um projeto de código aberto que se dedica à construção de uma rede global de estações terrestres automatizadas para rastrear, receber e descodificar transmissões de satélites em órbita terrestre baixa.

A iniciativa visa promover a educação, investigação e desenvolvimento na área espacial, bem como aumentar a transparência e a acessibilidade das atividades espaciais.

Atualmente, a rede comunitária conta com cerca de 240 estações terrestres operacionais e outras 150 em modo de teste. Estas estações são interligadas através da Internet e os dados recolhidos são disponibilizados publicamente, tornando-se uma valiosa fonte de informação para cientistas, investigadores e entusiastas.

Calcula-se que desde a sua implementação, foram observados 1545 satélites e 2890 emissores, resultando em mais de 192 milhões tramas de dados recebidos e analisados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.