IARU denuncia “interferências deliberadas” em bandas de amador

Interferência detetada nos 14078 kHz – imagem cortesia IARUMS-R1

O serviço de monitorização de espectro da International Amateur Radio Union Region 1 (IARUMS-R1) informa esta semana ter detetado, ao longo dos meses de junho, julho e agosto, a ocorrência de interferências deliberadas em várias bandas do serviço de radioamador.

Segundo os responsáveis pelo projeto Intruder Watch, estes ataques aumentaram de frequência e intensidade ao longo de agosto, tendo como alvo principal os segmentos de banda onde predominam os modos digitais, nomeadamente FT8 e FT4.

“Embora inicialmente, entre as diferentes possibilidades, tenha sido considerado que estas emissões poderiam ser DQRM (QRM deliberado) enviados por um amador, mais tarde essa possibilidade foi descartada devido às larguras de banda utilizadas em algumas das transmissões, bem como ao seu uso simultâneo em várias frequências na mesma banda com diferentes larguras de banda ou transmissões simultâneas desses sinais em diferentes bandas” lê-se no boletim de agosto dos monitores do espectro.

Interferência em simultâneo na banda dos 17 metros – cortesia IARUMS-R1

Os sinais em causa foram observados na banda dos 20 metros, principalmente nos 14078 kHz, 14075 kHz CF (frequência central áudio) e 14081 kHz CF, sendo também por vezes recebidos na banda dos 17 metros (18100 kHz CF), nos 12 metros (24916 kHz CF) e nos 10 metros (28075 kHz CF).

“Estas transmissões são provavelmente usadas como bloqueadores com o propósito intencional de interferir ou cancelar a receção de outras transmissões no intervalo de frequência em que são enviadas”, acrescenta.

Ao longo de agosto, a equipa de monitorização observou, ainda, a ocorrência nas bandas do serviço de radioamador de inúmeras transmissões de radares HF “além do horizonte” (OTH), bem como de vários modos atribuídos a organizações militares da Comunidade dos Estados Independentes (antigos países da União Soviética) e da China, Israel, NATO e a emissora “National Unity Radio” da Taiwan, nos 7200khz, com interferências deliberadas atribuídas à China.

O mais recente boletim da IARUMS-R1 pode ser descarregado no portal do projeto promovido pela IARU.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.