Descodificador de imagens dos satélites METEOR com nova atualização

imagem cortesia Roskosmos

Uma nova versão do programa M2_LRPT que descodifica dados dos satélites metrológicos METEOR promete maior estabilidade e precisão na receção de imagens em alta resolução, informa esta semana o responsável pelo projeto.

Os METEOR são uma série de satélites desenvolvidos e operados pela Rússia para fins de monitorização meteorológica e ambiental. Atualmente, o Meteor M2-3, lançado em órbita em junho deste ano, é o único ativo nesta constelação.

O programa M2_LRPT descodifica imagens em alta resolução transmitidas no modo “Low Rate Picture Transmission” (LRPT) na banda dos 137 MHz.

montagem de várias imagens LRPT – MmetorGIS

Segundo o seu autor, usradioguy, o descodificador é agora mais propenso a produzir resultados estáveis, “mesmo quando existem erros nos dados de entrada”, lê-se numa publicação.

O procedimento para gerar RGB e calcular GEO no bloco de tratamento de erros também foi melhorado, “ajudando a prevenir erros e a produzir resultados mais precisos”.

Por outro lado, alguns erros que anteriormente faziam com que o descodificador falhasse foram corrigidos e o programa encerra assim que terminar a descodificação, uma funcionalidade que permite economizar recursos e evitar vazamentos de memória.

A versão 59 do M2_LRPT, bem como as instruções para o seu uso, pode ser descarregada no portal do autor.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.